sexta-feira, 8 de abril de 2011

Comércio ambulante: Negócio de Família

Por Maxuel Neris Cajé


O comércio ambulante em locais de grande movimento é algo comum nas grandes cidades e em Brasília não é diferente. Em frente a Universidade Paulista (UNIP), que fica no bairro Asa Sul, há uma verdadeira praça de alimentação com uma variedade de pratos e lanches que fazem sucesso entre os alunos que estudam à noite. Mas qual será o motivo que leva as pessoas a deixarem trabalhos fixos para viverem do comércio ambulante?

Para Eduárcio Almeida, funcionário de uma das bancas de lanches do local, o motivo vem do négocio herdado do pai, que trabalha no ramo desde antes da instalação da Instituição. A tradição da família no comércio informal já passou por duas gerações.

O vendedor e a mulher ja ensinaram aos filhos mais velhos como atender ao público e fazer os lanches. Todos participam diretamente do negócio, o que dispensa a contratação de funcionários e acaba sendo um atrativo na hora de montar o próprio negócio.

Eduárcio já trabalhou em padaria, serralheria, lojas de auto-peças e empresa de turismo, mas acabou optando pela venda de lanches para dar continuidade à empreitada do pai e transformá-la na fonte de renda da família.

"Trabalho aqui há 10 anos, o ponto era do meu pai então continuei instalado aqui. Agora ele (pai) tem o ponto dele em frente à Unieuro", revela. 

Segundo o ambulante da Unip, o negócio é rentável, sustenta os 10 filhos, e ajuda a pagar a faculdade de um deles, por isso está há tanto tempo na atividade.

Ele se associou ao sindicato do treilistas e obteve alvará, que foi concedido pelo Governo do Distrito Federal, para a montagem da barraca em local público. Estas são ações que Eduárcio afirma ter feito para poder ter a tranquilidade de um emprego regularizado, apesar de modesto.

Segundo o comerciante, a banca foi registrada sob a razão social "Tia Helena Lanches". Este fato permitiu contrato com empresas de cartão de débito para facilitar o pagamento das compras efetuadas pelos seus clientes. Com isso, há o aumento da lucratividade do négocio.

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