sexta-feira, 18 de março de 2011

Variedade chama atenção no comércio em frente à Unip

Yakissoba, cachorro quente, churrasquinho. Por ai vão as opções de lanches nas imediações da faculdade
Tamires Marinho
Por volta das 18h, quem passa pela Universidade Paulista (Unip), localizada nas entrequadras 913/914 Sul, pode conferir a grande movimentação de ambulantes no local. Atualmente, cerca de oito pontos fixos oferecem um cardápio variado a seus consumidores que vai de churrasquinho a yakissoba. O crescimento também é motivado pela quantidade de estudantes que frequentam e aprovam a permanência dos ambulantes nos arredores da universidade.
Um dos pontos mais famosos é o da Tia Helena, que já está no local há mais de 12 anos. Ela trabalha com sua família, seu marido, seus irmãos e seus dez filhos. Conta que, apesar de ser um trabalho intenso, tendo que atender a vários alunos ao mesmo tempo, é também gratificante. Muitos estudantes já a conhecem pelo nome e vice-versa. “A gente acaba virando amiga dos alunos que vem aqui todos os dias, é bom saber que eles confiam no nosso trabalho, por isso voltam sempre”, conta Helena.
Dignidade e trabalho
Em 2009, durante uma operação da polícia, Helena e outros ambulantes tiveram seu material de trabalho recolhido. Diante disso, os alunos da Unip fizeram um abaixo-assinado, que contou com mais de 3 mil assinaturas para que ela pudesse voltar a trabalhar. Atualmente, Helena atua com registro, paga impostos e responde como micro-empresária.
“Acreditamos que, com dignidade e trabalho, podemos realizar muitos sonhos e assim alcançar nossos objetivos”, acrescenta.
O lucro dela é, em média, R$ 400 por dia, a maior parte dele é arrecadada no período da noite, quando a movimentação na faculdade é maior. Muitos alunos saem do trabalho e não têm tempo para ir em casa antes da aula. Lanchar na faculdade acaba sendo a única alternativa, como afirma a aluna Gabriella Desirée: “Passo o dia inteiro no trabalho, chego na faculdade às 18h30 e dou graças á Deus por ter tantas opções de comida por aqui”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário