sexta-feira, 25 de março de 2011

Ambulantes: estratégias para fidelizar estudantes

Por Suellen Siqueira  

Apesar de ampla praça de alimentação no campi de Brasília da Universidade Paulista, onde funcionam três lanchonetes, muitos estudantes optam mesmo é pelo comércio ambulante, localizado nas proximidades da faculdade.

Conceição Marlene de Matos, trabalha há apenas três semanas em frente à  Universidade. Ela vende lasanhas, empadas, escondidinhos e demais pratos, em embalagem  térmica, além de refrigerantes e sucos.

As "marmitinhas" são novidade entre os alunos que procuram variar. Rafael Rodrigues garante que os pratos são excelentes: "As lasanhas são as melhores. São uma ótima opção para nós estudantes, que temos um intervalo curto para lanchar", conta ele. 

Marilene, filha de Conceição é quem prepara tudo. Ela cozinha à tarde e conta com a ajuda da mãe para embalar as quentinhas, que chegam fresquinhas aos clientes. As duas moram em Sobradinho e relatam que atuam no ramo há mais de cinco anos.

Para elas, está valendo a pena as vendas na faculdade, onde demais ambulantes também trabalham e as ajudam: "Acho bonito o pessoal daqui, esses dias chegamos em meio à chuva e vieram nos ajudar a montar a barraca. À noite vendemos bastante e não podemos faltar", afirma.

Comércio diversificado

Além de alimentos é possível encontrar acessórios no local. Lídia Peres trabalha há dois anos e meio vendendo bolsas e carteiras no período noturno. Os preços dos produtos variam entre R$ 10 e R$ 85 e são bastante procurados pelos alunos. Muitos, inclusive, fazem encomendas e recebem os artigos em casa. 

Lídia afirma que alunos, que a veem apenas quando estão indo embora, reclamam por não terem acesso aos produtos no período matutino: "Não venho de manhã por medo da fiscalização. Já fiz o pedido de licença precária na administração, mas ainda não me concederam. No Guará, trabalho desta forma, a Agefis (órgão responsável por fiscalizar este tipo de estabelecimento) tem meu cadastro e posso trabalhar tranquila", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário